Share It

terça-feira, 1 de março de 2011

MÃE PERDE GUARDA DE FILHO POR LEVÁ-LO CONSIGO NA FILMAGEM DE PEÇA TEATRAL DIONISÍACAS, DIRIGIDA POR ZÉ CELSO

Paulo Sampaio - O Estado de S.Paulo

Em um indignado manifesto de duas páginas que circula pela internet, o diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa, pede atenção da sociedade para "a enorme injustiça que se está cometendo" com a diretora de vídeo Elaine César, de 42 anos. Ela perdeu a guarda do filho de três anos depois que o pai alegou na Justiça que o garoto foi exposto a cenas de sexo e nudez inadequadas para uma criança.
Referia-se ao espetáculo Dionisíacas, dirigido por Zé Celso, em que os atores aparecem nus e que Elaine acompanhou em uma turnê por sete capitais do Brasil. O processo corre em segredo de Justiça na 9.ª Vara de Família.
"Não estou suportando. Esse caso não é diferente do de Sakineh (Mohamadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento), no Irã, de Liu Xiaobo (ganhador do Nobel da Paz deste ano), na China, e de Julian Assange (do WikiLeaks), na Inglaterra", escreveu Zé Celso no manifesto. No momento, o menino está morando com o pai, o designer gráfico Rafael Gonçalves, de 39 anos, em Brasília. O diretor do Oficina acredita que "esse rapaz é um Oficinofóbico e está fazendo muito mal ao filho". "Outro dia, o menino perguntou a Elaine: "Mãe, por que você é louca?""
Ajuda. Em sua indignação, Zé Celso procurou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e pediu que ele tentasse intervir por meio de um amigo em comum do pai do garoto. Suplicy acha que "o Rafael precisa olhar para o caso sob uma perspectiva humanitária". Para o senador, que assistiu ao espetáculo, "seria importante que o pai do menino entendesse a liberdade artística que existe historicamente no Oficina". "Não se trata de pornografia. No dia em que eu estive no teatro, havia crianças na plateia."
Segundo Elaine, o material de um documentário que ela está fazendo sobre o Oficina foi confiscado em sua casa. "O pior é que a juíza que examinou as fotos e vídeos é conservadora. Há registros de um banho de chocolate que os atores tomam sem roupa no final de uma cena do banquete. É teatro. Eu entendo que, para quem não frequenta, choca."
Ela diz que o filho sempre a acompanhou e brincava com as outras crianças na coxia. "Meu Deus, todas as grandes atrizes levaram um dia seus filhos para o teatro!", argumenta.
Ciúme. Elaine afirma que o ex-marido pediu a guarda do filho por ciúme de seu atual companheiro, o ator Frederic Stephan, de 30 anos, de quem ela se aproximou durante a turnê. "Ficamos juntos pela primeira vez em Belém. Mas o casamento tinha acabado muito antes de eu viajar com a peça, não sentia mais atração por ele (Rafael). Nada."
Nos últimos 90 dias, além de perder a guarda do filho, Elaine ficou grávida e descobriu que está com um linfoma. Internada em um hospital para se submeter a exames, ela parece tranquila para quem foi diagnosticada há uma semana. "Minha determinação agora é tanta que nem sinto dor. Não posso fraquejar. Estou concentrando todas as minhas energias na recuperação do meu filho", diz ela, grávida de três meses. A quimioterapia começou no sábado. "O médico disse que vou ficar derrubada. Não quero que meu filho me veja daqui a 15 dias." 


2 comentários:

  1. E´REALMENTE UM ABSURDO, UM JUIZ TIRAR A GUARDA DE UMA CRIANÇA TÃO PEQUENA DE SUA MÃE, POR UM MOTIVO DESTE. A MULHER GERA O FILHO POR 9 MESES SENTE DOR NO PARTO OU NO PÓS PARTO PRA DEPOIS LHE RESTAR AS CICATRIZES.MÃES LUTEM POR SEUS FILHOS!!! EU QUASE MORRI NO NASCIMENTO DO MEU FILHO, SENTI MUITA DOR NA RECUPERAÇÃO, PASSEI NOITES SEM DORMIR POR QUE ELE MEXIA DEMAIS, NÃO TINHA POSIÇÃO PARA DORMIR, POR CAUSA DA BARRIGA E O AMO DE TODA MINHA ALMA. MÃE TAMBÉM ERRA AS VEZES NÃO DEIXOU DE SER HUMANO POR SER MÃE, MAS AMOR DE UMA MÃE É O PRIMEIRO COMEÇA NO VENTRE É O PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA, É O CORPO DA MÃE QUE LHE SUSTENTA POR NOVE MESES E LHE TRAS PARA VIDA, ISSO COM MUITA DOR E ALEGRIA.
    BOA SORTE PARA MÃES E FILHOS QUE JÁ DEIXARAM O VENTRE PARA QUE PESSOAS DESTE MUNDO QUE SABEM TUDO NÃO OS SEPARE TÃO PRECOCEMENTE

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE MAE E UMA SO E UMA MAE PERDER A GUARDA DE UM FILHO E UM CRIME AINDA MAIS SER A MAE AMA ESSE FILHO MAS QUE TUDO PORQUE VCS NAO PEGAR ESSAS CRIANÇAS NAS RUAS E DA UMA CASA PARA ELAS MAIS VCS QUERES TIRA UMA CRIANÇA DOS BRANCOS DA MAE EU PASSEI A GUARDA DA MINHA FILHA ´PARA O AVO PORQUE EU MORRO EM ITAGUAI UM LUGAR QUE NAO TENHE NEI UMA ATIVIDADE PARA CRIANÇA MAIS AGORA LA ESTA MUITO BOM E QUERO PEGAR A GUARDA DA MINHA FILHA PORQUE SOFRI E SOFRO ATE HOJE COM ISSO JA TENHE 2 ANOS QUERO VE SE VOU PERDER A GUARDA DA MINHA FILHA ELA TINHA 6 ANOS E AGORA TENHE 8 ANOS E AMO MUITO ELA E TUDO PARA MIM .MEU NOME E DAYANA

    ResponderExcluir